quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Saiba mais sobre essa cultura

  Os imigrantes açorianos incutiram na cultura brasileira, mais particularmente em Florianópolis, sua cultura rica e variada, e através dos séculos, continua dando bons frutos, influenciando forntemente o cenário cultural da região.
Na grande Florianópolis, a antiga tradição do artesanato açoriano é representada nos trançados de rede, rendas de bilro e tramóias, tapeçarias de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas.
  A gastronomia da cidade também foi muito influenciada pelos Açores: pratos feitos à base de peixe, moluscos e crustáceos enriquecem a culinária da ilha e do continente. Nas danças e folguedos, os exemplos mais vivos dessa tradição estão presentes na dança de pau de fita e no folguedo do boi mamão.
  Na arquitetura também se vê traços desse povo, no casario colonial e nas igrejas seculares que remete à religiosidade que acompanhou o povo açoriano, por isso as festas religiosas continuam sendo um dos valores mais expressivos de sua cultura. Dentre estas festas vale ressaltar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa do Divino Espírito Santo e o Terno de Reis.
A literatura se enriqueceu com as quadrinhas, o pão-por-Deus, os provérbios, as cantigas e lendas. Não podemos esquecer também do modo de falar do “manezinho”, que se caracteriza por um som cantado e por uma alta velocidade de flexão de voz.

10 comentários:

  1. Parabéns ao grupo pela iniciativa de resgatar um pouco a cultura açoriana da ilha, em querer conhecer a sua hisória.!!! que é muito rica e bela, cheia de mistério e magia que encanta a todos que visitam nossa ilha.

    ResponderExcluir
  2. "fortemente " está escrito errado nesse post--> ("forntemente") , arrumem beijos não é uma crítica , apenas não fica bem um blog ter erros de digitação. :)

    ResponderExcluir
  3. Obgd estamos fazendo uma pesquisa sobre acorianós e está tudo aki😘😘😘

    ResponderExcluir
  4. eu quero saber o que cultura açoriana?

    ResponderExcluir
  5. quero aaber sobre a influençia dos açorianos na cidade de Florianópolis e sua Cultura

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me responder os costumes e aspectos culturais dos açorianos por favor. E que estou fazendo um trabalho de escola e vale nota sabe...

    ResponderExcluir