quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tradições


Para começar falando sobre as tradições açorianas, vamos iniciar com esta pergunta;


O que é tradição?

 Bem, todos devem ter a base da resposta desta pergunta, mas mesmo assim iremos explicar; Tradição é a transmissão de práticas ou de valores espirituais passados de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações.


 E a cultura açoriana é rica em tradições, que basicamente é imposta pela religião, compostas por ficção unida com a realidade. Os açorianos e seus descendentes sempre foram muito criativos no seu saber popular, tinham a habilidade de improvisar versos de onde surgiam verdadeiros poemas e mensagens de amor ou crítica que até podemos chamar de "trovadorismo". Como; pão-por-Deus, as quadras populares as trovas, os causos e os ditados populares são algumas das formas de  expressão da literatura açoriana escrita e falada.

 Em relação as essas virtudes criavam muitas outras tradições encorporadas em mitos com por exemplo:


 -  BOI-DE-MAMÃO (já citado antes)

 

 - RENDA DE BILROS

  De origem açoriana, a renda de bilros ainda pode ser encontrada em alguns recantos da ilha, como a Lagoa da Conceição. As rendeiras da Lagoa dão nome à mais importante avenida da região, a Avenida das Rendeiras, que abriga diversos pontos de venda do artesanato. A renda é toda trabalhada através de peças de madeira ou metal, chamadas bilros. 

 - PESCA ARTESANAL - PESCA DA TAINHA
   
      A pesca ocorre entre os meses de maio e julho, época em que as tainhas migram do extremo sul do continente para a costa do Paraná e de Santa Catarina. Olheiros identificam o cardume no mar e avisam os pescadores na praia. As baleeiras (barco da foto) fazem o cerco aos peixes e as redes são puxadas da praia pelos pescadores ou quem mais queira ajudar. O procedimento é conhecido por pesca de arrasto, ou “arrastão”.
- PESCA ARTESANAL - TARRAFA

  A tarrafa é uma espécie de rede em formato de cone, destinada à captura de peixes e camarão.  “Tarrafear” não é tarefa fácil, mas uma rede bem lançada é um bonito espetáculo, e garantia de boa pescaria. Parte da rede é presa entre os dentes, para que fique bem aberta quando lançada.
   
- FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO (já cidado)


 - PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS

  Nos Açores a Procissão ocorria, e ocorre ainda hoje, em várias Capelas e Freguesias das diversas ilhas, em dias diferentes da semana anterior à Semana Santa. Em Florianópolis a primeira celebração teria acontecido em 1766, em uma Quinta-Feira, dois anos após a chegada da imagem à Desterro e da fundação da confraria "Irmandade do Senhor Jesus dos Passos", que administra e custeia o Hospital de Caridade. 

- TERNO DE REIS (já citado)
 - PAU DE FITAS  (já citado)


- PÃO POR DEUS

   Legítima tradição açoriana, junta dois tipos de manifestações artísticas: o artesanato de papel e o repentismo poéticos das quadras e quintilhas. Constitui-se do pedido de uma dádiva que se faz a outra pessoa amiga ou conhecida, ou entre namorados. A troca de corações ocorre em setembro, na entrada da primavera. Fonte: Livro Festas e Tradições Populares de Itajaí.


- FESTA DA SANTISSÍMA TRINDADE
(festa da laranja)

A festa é organizada pela Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Trindade, nos meses de maio ou junho, contendo programação musical, barracas com comidas típicas e brincadeiras, além de missas e cortejos.


 - CERÂMICA

  A cerâmica de origem açoriana tem duas finalidades: utilitária e figurativa. São produzidos vasos, brinquedos, louças, inclusive para divertimento das crianças, imagens do folclore local, entre outros.


 - RATOEIRA (cantoria)
A cultura açoriana é rica em cantigas e cantorias. A Ratoeira era uma espécie de roda de homens e mulheres, onde cada um expunha os seus sentimentos em forma de versos cantados em quadrinhas que obedeciam uma rima, dentro de um ritmo, andamento e melodia pré-definidos.



Fonte para os recursos dos exemplos: http://www.vivonumailha.com/page2/page2.html

2 comentários:

  1. Agora é a minha vez
    De falar de tradicao
    Mas vou consultar a Deus
    E saber a sua opiniao

    A tradicao é bonita
    E é parte da nossa historia
    Sao coisas que alguem sita
    Que outros nao teem memoria

    Por isso se aproveitam
    Elaboram bem o conto
    E muitos até se ajeitam
    Acrescentando mais um ponto

    Dizem que é uma tradicao
    E que deve ser guardada
    Até envolvem a religiao
    Fazem disto uma salada

    É muito bonito de ver
    O povo alegre e contente
    Rodar saltar e a correr
    É tradicao da nossa gente

    Lembrem-se que a tradicao
    Foi criada por familias
    Para passarem um bom serao
    Mas nao envolvia homilias

    Havia muito respeito
    Pela religiao e por Deus
    Bater com a mao no peito
    Era um jesto muito cortez
    E antes do mal ser feito
    Pensava-se mais de uma vez

    Muitos usam a tradicao
    E muitas vezes fogem ao tema
    Falando muito de religiao
    Mas ha aquele que blasfema

    Se chamam a isto tradicao
    Quando rezam e falam mal
    Eu ca chamo fornicacao
    Mas fornicacao ispiritual



    ResponderExcluir

  2. 1-Para ocupar o território do Brasil pertencente a Portugal, os açorianos receberam vantagens. A primeira leva de casais açorianos chegou ao Brasil em 1617 e então o fluxo migratório mantevesse até o século XX. As capitanias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram os destinos principais da imigração açoriana no Brasil, as duas regiões eram tomadas como importantes para colonização, medida que asseguraria a presença dos portugueses e garantiria a posse das terras.

    2-Na grande Florianópolis, a antiga tradição do artesanato açoriano é representada nos trançados de rede, rendas de bilro e tramóia de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas. A gastronomia da cidade também foi muito influenciada pelos Açores: pratos feitos à base de peixe, moluscos e crustáceos enriquecem a culinária da ilha e do continente. Nas danças e folguedos, os exemplos mais vivos dessa tradição estão presentes na dança de pau de fita e no folguedo do boi mamão.

    3-Na arquitetura também se vê traços desse povo, no casario colonial e nas igrejas seculares que remete à religiosidade que acompanhou o povo açoriano, por isso as festas religiosas continuam sendo um dos valores mais expressivos de sua cultura. Dentre estas festas vale ressaltar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa do Divino Espírito Santo e o Terno de Reis.

    4- E a cultura açoriana é rica em tradições, que basicamente é imposta pela religião, compostas por ficção unida com a realidade. Os açorianos e seus descendentes sempre foram muito criativos no seu saber popular, tinham a habilidade de improvisar versos de onde surgiam verdadeiros poemas e mensagens de amor ou crítica que até podemos chamar de "trovadorismo". Como; pão- por- Deus, as quadras populares as trovas, os causos e os ditados populares são algumas das formas de expressão da literatura açoriana escrita e falada.

    ResponderExcluir